HomeEspaço Com CiênciaCursos e EventosColaboradoresIEA BrasilSATeducContato







Meditação e Desenvolvimento da Atenção.
















Meditação
e desenvolvimento da atenção
 

Meditar é simplesmente ser, sem nada fazer, nenhum pensamento, nenhuma pressa, nenhuma ação. É a emoção dispensada.
Então aí procuramos nosso bem estar interior para encontrarmos com nós mesmos.
O objetivo da meditação é cultivar a paz e a harmonia, podendo usufruir dela todos os que nos rodeiam.

Hoje a ciência comprova: a meditação somente nos traz benefícios, pois ela nos proporciona a possibilidade de encontro com aquilo que há de mais profundo dentro de nós.
Ela equilibra as emoções, nos põe em contato com nosso subconsciente e provoca o relaxamento através do "esvaziamento" de nosso campo mental. Sua prática constante desenvolve a concentração e o auto controle, equilibra a ansiedade, além de nos direcionar por um caminho espiritual mais consistente e realizador.
A meditação é uma colaboradora no processo de fundamentação de nosso desenvolvimento mental e espiritual e de nosso sentido de vida.

A prática da meditação promove a possibilidade de abrir canais que não imaginamos possuir. Enxergamos a vida sob novas perspectivas, adquirimos novas maneiras de solucionar problemas, o canal de intuição e de comunicação com energias sutis é lentamente aberto.

Quando nos utilizamos de mantras, aliados à meditação e respiração, o efeito é ainda maior. Os mantras, ou palavras de poder, tem uma função energética curativa e transformadora.
O uso apropriado de certos mantras dissolve imediatamente energias negativas ao nosso redor, transformando nossa energia mental e espiritual e a energia do ambiente em que vivemos. "O mantra é como uma pedra encantada que desperta a energia sutil da mente iluminada", diz Tartang Tulku.

“A arte da meditação é o método mais antigo para tranquilizar a mente e relaxar o corpo. A meditação é, em essência, o treinamento sistemático da atenção. Ela tem como objetivo desenvolver a capacidade de concentração e enriquecer nossa percepção. Talvez o principal efeito da meditação seja proporcionar ao seu corpo um repouso profundo, enquanto sua mente se mantém alerta. Isto faz baixar a pressão sanguínea e diminuir o ritmo do coração, ajudando seu corpo a se recuperar do estresse.”

Daniel Goleman

 

A meditação é o caminho para a desidentificação da persona e encontro com a essência.

 
Data, horários e local:
A partir do dia 26 de agosto de 2014, todas as terças-feiras as 19:30 hs (aberta ao público).

Local: Espaço com Ciência (São Paulo/SP - Sumaré).

Inscrições: 
(11) 3862-8872
(11) 3872-7803 Fax (11) 3875-7179
E-mail de inscrição: fatimacaldas1@gmail.com
                              fatimacaldas7@gmail.com

 


Música e Desenvolvimento da Consciência

A Prática da Meditação através da Música

"O ritmo nos conecta aos ritmos do corpo e nosso instintos. As linhas melódicas nos conectam com nossas emoções e sentimentos. A harmonia nos conecta com nossos pensamentos e idéias."

A integração destes três aspectos pode nos proporcionar insights e momentos de elevação espiritual. A música é utilizada como uma ponte entre os aspectos fragmentados de nossa consciência e a percepção da Essência, nosso Ser verdadeiro, transcedente.

Esta oficina é proposta como uma introdução à prática de Meditação com a utilização da Música. Promove a abertura de um espaço de paz e quietude para que o participante/ ouvinte possa realizar práticas de meditação com o auxilio de obras musicais selecionadas.

O trabalho é inspirado e nos ensinamentos do Dr. Cláudio Naranjo, cujo profundo conhecimento do ser humano e da meditação em todos os seus aspectos, aliados a um profundo conhecimento da música promovem o encontro e a integração das partes dispersas de nosso Ser.

Eduardo de Carvalho Ribeiro graduou-se em Composição e Regência Orquestral, é mestre em musicologia pela UFMG. É professor na Escola de Música da UFMG

É discípulo de Claúdio Naranjo desde 1995. De acordo com seus ensinamentos, desenvolveu a disciplina "Meditação e Música", ofertada diversas vezes nos cursos da UFMG, assim como oficinas em Natal, Divinópolis, Itabira, Porto Velho, Brasília e San José da Costa Rica.


LOCAL: Rua Santarem, 91 - Sumaré - São Paulo

DATA: Palestra: 03 de Maio

Curso: 4 e 5 de Maio

INVESTIMENTO: à vista 250,00 ou 300,00 (3x 100,00 - cheques pré-datados)

SÁBADO - Manhã: Música / Instintos
Música / Intelectual
Tarde: Música / Emoção

DOMINGO- Manhã: Música /
Fechamento: Música / Integração dos trés centros

INSCRIÇÃO: fatimacaldas1@gmail.com

TELEFONES: 11-3872 - 7803 / 11-3862-8872